No dia dois de junho é comemorado na Itália o dia da república italiana (festa della repubblica), um feriado nacional que celebra o dia em que o país escolheu a sua forma de governo e o direito de voto das mulheres, após 85 anos de monarquia, sendo que os últimos 20 anos eles estavam em um regime fascista, a república venceu com 54,27% dos votos, contra a monarquia com 43,73%, tendo como primeiro presidente Enrico de Nicola. Isso ocorreu em 1946, após a segunda guerra mundial.

Em 1947 aconteceu a primeira festa della repubblica na Itália, porém o feriado nacional só foi determinado em 2000, antes disso as comemorações aconteciam no primeiro domingo de junho. Esse é um dos momentos do ano mais importantes para os italianos.

Todas as cidades da Itália comemoram este dia, porém na celebração oficial ocorre uma grande parada militar e civil em Roma, essa tradição começou dois anos após a escolha da forma de governo do país, este evento é gerenciado pelo presidente, envolve todas as forças armadas, e conta com a participação de diversas autoridades civis.

A cerimônia se inicia com a “La Fedelissima”, uma marcha da banda  Central dos Carabineiros, liderada pelo comandante da parada. Neste dia o Presidente da República Italiana coloca uma coroa de louros no Túmulo do Soldado Desconhecido que fica no Altar da Pátria em Roma. O momento mais esperado é a exibição da Frecce Tricolori, uma equipe da aeronáutica que desenha no céu as cores da bandeira da Itália.

Uma das recomendações dos guias turísticos é que se você estiver na cidade de Roma no dia 02 de Junho você participe deste grande evento e faça visitas guiadas aos palácios das principais instituições.